Yahoo España Búsqueda web

Search results

  1. A Baía de Guanabara é uma baía oceânica localizada no estado do Rio de Janeiro, no sudeste do Brasil . História. Habitada pelos índios temiminós, foi descoberta pela expedição exploradora portuguesa de 1501, cujo comando é atribuído por alguns autores a Gaspar de Lemos, em 1 de Janeiro de 1502.

  2. La bahía se originó por una depresión tectónica ocurrida durante el cenozoico entre dos conjuntos de bloques de falla de la sierra de Órgaos y pequeños macizos costeros. Su área es de aproximadamente 412 km² y se extiende entre las puntas de Copacabana e Itaipu.

  3. 20 de ago. de 2021 · Originalmente os donos da terra, os indígenas (tupis que chegaram da Amazônia por volta do século X, 500 anos antes dos brancos) habitavam a área, mas sem aterrar o mar ou unir ilhas, como ocorreria bem mais tarde para a criação do câmpus universitário da UFRJ, no Fundão.

  4. Testemunha de séculos da História do Brasil e do Rio de Janeiro, a bacia hidrográfica da Baía de Guanabara compreende 35 rios, que nela deságuam, e 53 praias. Ela, que era (e ainda é) o principal acesso à cidade , impôs sua importância como ponto fundamental para a movimentação da economia.

  5. A Baía de Guanabara é dos símbolos mais fortes da cidade do Rio de Janeiro. Desde a chegada dos primeiros europeus, sua paisagem e sua natureza foram descritas pelo olhar dos escrivães das frotas, dos viajantes, dos cronistas, dos pintores, dos poetas, dos estudiosos – famosos ou anônimos.

  6. Testemunha viva de nossa história, a baía de Guanabara guarda registros que remontam a milhares de anos. A descoberta de sítios arqueológicos nas proximidades das suas margens são indícios de que essas águas podem ter sido utilizadas pelo homem pré-histórico – chamados homens dos sambaquis.

  7. 28 de jun. de 2023 · Conhecida por sua beleza, definida como “mui formosa e ampla” por José de Anchieta — a despeito de sua forma de “boca banguela”, segundo Lévi-Strauss —, imponente e circundada por milhares de pessoas que dela usufruem, incluindo as que a consideram somente mais um corpo de água, a Baía de Guanabara resiste.